Natal

Data da viagem: Novembro de 2016

Curiosidades e Dados Sobre a Cidade de Natal - RN (2016)

  • Fundação: A cidade de Natal, foi fundada em 25/12/1599;
  • População: 880 mil habitantes;
  • Clima: A temperatura em Natal, varia muito pouco entre as estações do ano, ficando na média de 27°C, e a precipitação de chuva é baixa, sendo os meses de março a agosto os mais chuvosos; 
  • Tempo médio de estadia: 5 dias são o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos. Obs: Opinião baseada em meu formato de viagem e gostos particulares;
  • Acesso aéreo: O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, fica na cidade de São Gonçalo do Amarante, distante 24 km do centro de Natal, e 36 km do Bairro de Ponta Negra; 
  • Hospedagem: O Bairro de Ponta Negra, muito retratado em cartões postais por causa do famoso Morro do Careca, é o principal destino dos turistas que chegam em Natal, e conta com uma grande rede hoteleira;    
  • Natal é considerada a Cidade do Sol, devido à enorme quantidade de dias ensolarados durante o ano;
  • O Forte dos Reis Magos, que deu origem à cidade de Natal, começou a ser construído no início de 1598. Em 1633 os holandeses ao serem expulsos de Pernambuco, migraram para o Rio Grande do Norte e tomaram a fortaleza, onde permaneceram por 20 anos, até a retomada do forte pelos portugueses;
  • Na Segunda Guerra Mundial, devido a sua posição geográfica estratégica, recebeu 2 bases americanas, sendo a aérea, a maior base americana em território estrangeiro na época;
  • Devido ao grande número de soldados dos EUA, por causa das bases construídas na cidade, muitos produtos e hábitos americanos foram trazidos com eles, isso culminou para que a capital do RN, fosse a primeira cidade brasileira a conhecer chiclete, Coca-Cola e o modelo de óculos Aviador da Ray-Ban;
  • Natal é a "Capital Mundial do Buggy". A cidade possui a maior frota de Buggys do Brasil e do mundo;
  • O mar de Natal, é o segundo mais salgado do mundo, ficando atrás apenas do mar Morto;
  • Possui o maior Carnaval fora de época do Brasil, o "Carnatal";
  • Possui o aeroporto e o porto mais próximos entre o Continente Americano a Europa e a África;

Principais Pontos Turísticos

Praia de Ponta Negra

A Praia de Ponta Negra, é a mais badalada de Natal, sua extensão é de 4km, e está localizada na parte sul da cidade, no bairro de mesmo nome, que conta com uma população média de 24 mil habitantes nativos. 

A praia abriga o principal cartão-postal de Natal, o Morro do Careca, uma duna com 107 metros de altura, localizada no extremo da Praia de Ponta Negra. No passado o morro era utilizado para a prática do Esquibunda, mas após se tornar uma área de preservação permanente, ficou proibido até mesmo a subida no morro. Mesmo o acesso deixando de existir, o lugar continua sendo o mais conhecido e visitado da cidade.

Forte dos Reis Magos

Um dos símbolos mais históricos de Natal, teve seu lançamento no dia 6 de janeiro de 1598 (Dia de Reis), onde foi celebrada uma missa para dar início à construção do forte pelos portugueses. O forte levou trinta anos para ficar pronto, e sua localização estratégica, tinha como objetivo proteger o território de invasores estrangeiros. 

A fortaleza abriga o Marco Colonial de Touros, de 1501, considerado o monumento colonial mais antigo do Brasil e um dos primeiros registros portugueses no país, fazendo parte do Patrimônio Histórico Nacional. 

Procure fazer a visita com os guias do forte, dessa forma você entenderá melhor sua história e funcionamento. 

Praia de Genipabu

Um dos principais passeios turísticos de quem visita Natal, e também um dos mais famosos, são os passeios de Buggy, que acontecem nas Dunas de Genipabu, consideradas as mais altas do país.

Os passeios costumam iniciar de manhã cedo, e os bugueiros passam por diversos parques de dunas, com paradas nos principais pontos, onde é possível andar de dromedário, praticar esquibunda ou tomar banho nas lagoas de água doce.

A Praia de Genipabu, fica a 20km do centro de Natal, e pertence ao município de Extremoz, localizado ao norte da capital. 

Praia da Pipa

Localizada no munícipio de Tibau do Sul, e distante 85km ao sul de Natal, é considerada uma das mais belas praias do RN. 

Possui águas claras e mornas, e tornou-se famosa para a prática de esportes aquáticos, como o surf e kitesurf, devido as ondas e ventos favoráveis. 

Diariamente saem passeios de Natal, com duração de um dia, passando pela Praia do Amor, Praia do Madeiro, Praia da Pipa, Baia dos Golfinhos e Praia do Cotovelo com suas inconfundíveis falésias.   


Considerações Finais 

- Os principais e mais lindos passeios, ficam no entorno da capital, como por exemplo, a Praia de Pipa, as Dunas de Genipabu e os Parrachos do Maracajaú.

- O clima em Natal é muito agradável, e as noites tem uma temperatura ideal para uma boa noite de sono.

- Dependendo da época do ano, venta muito em Natal, o que ajuda a amenizar o calor, mas pode acabar incomodando um pouco também.

- O Sol nasce muito cedo no Rio Grande do Norte, em torno das 5h, em contrapartida escurece muito cedo também, com o Sol se pondo em torno das 17h. Lembrando que não existe horário de verão no nordeste do país.

- O aeroporto fica a uma distância significativa da cidade, mas existem várias empresas dentro do próprio aeroporto, que oferecem transfers por um preço bem acessível.

- Viajar pelo Brasil, não costuma ser barato, e a cidade de Natal corrobora para essa afirmação. Dependendo do local que você reside, poderá ter que desembolsar um valor significativo na compra da passagem aérea, além disso se hospedar no bairro de Ponta Negra, o mais procurado pelos turistas, vai exigir uma boa pesquisa para encontrar preços acessíveis, principalmente na alta temporada. E para finalizar, a maioria dos passeios exige a contratação dos serviços de agências de turismo.


Muito Sol, belas praias, mar com temperatura agradável e paisagens cinematográficas, isso resume o que encontrará em Natal e em seu entorno. Aproveite esse presente da natureza que caprichosamente foi dado ao Brasil.